ACEDA AQUI PARA SABER MAIS

A Nova Portugalidade é uma certa ideia de Portugal. É nova sem rejeitar o passado, e a sua missão é reencontrar, resgatar, reinterpretar e relançar a Portugalidade enquanto civilização e agente da História.

Temos a História, referências, e uma Cultura erguidas numa verdadeira síntese do encontro entre a Europa, a África, a América e a Ásia. De todas recebemos contributo e a todas o deixámos.

O que nos aproxima uns dos outros é também o que nos distingue dos restantes povos do globo.

A Portugalidade é uma ideia e uma forma de estar. É uma civilização.

Mais que uma constelação de Estados, o mundo português é uma aliança de povos com um passado partilhado e um futuro em comum.

Somos um universo global de mais de 300 milhões unidos pelo sangue e séculos, cultura e sentimento.

A Portugalidade é o resultado desse processo multissecular de descoberta, aproximação, construção e sonho partilhado; síntese de continentes e culturas, irmanando homens da Amazónia a Timor e recobrindo todos os géneros humanos, ela engloba todas as cores e todos os credos.”

O que é a Nova Portugalidade
Por: Rafael Pinto Borges (Presidente da Associação Nova Portugalidade)

 

A Nova Portugalidade é o movimento de quem tem uma certa ideia: Acreditamos num Mundo Português grande e orgulhoso, confiante na sua voz, consciente do seu contributo para a História do Mundo, do seu papel no encontro entre ideias e culturas e da grandeza da sua maior obra: o mundo português, a que chamamos Portugalidade e que reúne de norte a sul, este a oeste, trezentos milhões de homens e mulheres que connosco partilham a língua, a ancestralidade, a cultura, o passado e o futuro.

Para nós, a Portugalidade é uma civilização, uma nação de nações, uma família que une, pelo abraço da história, da cultura e da língua, povos da Amazónia a Timor. A Nova Portugalidade é a ideia extraordinária de que a nossa História não acabou, e de que a divisão em que caíram os povos lusíadas só é permanente se eles assim quiserem.

E porque quereriam?

Quem prefere a pequenez e a irrelevância quando a História o fadou para a grandeza e a liberdade?

A Nova Portugalidade é a reconciliação dos povos lusíadas com a sua identidade mais profunda, com as verdades mais plenas sobre si mesmos, com a ideia de que não existem sós no mundo, mas uns com os outros, que têm juntos um legado valioso a defender e um futuro digno a conquistar.

Onde está a Nova Portugalidade? O que faz a Nova Portugalidade? Está em tudo o que for da Portugalidade e faz tudo o que for do interesse da Portugalidade.

A Nova Portugalidade está na defesa do património cultural, monumental, artístico, linguístico e memorialístico do mundo português. Está de pé pela memória e pela História. Está, sempre que necessário, nas instituições a dar a voz pela cultura e pelo patriotismo. Está na produção das ideias que refarão a Portugalidade, que a reconstruirão, e no esforço de fazer da nova geração uma geração de serviço, ao seu país e ao mundo português.

Está em tudo isso com o entusiasmo e a confiança que um dia foram os do Gama ao zarpar para a Índia, de Cabral ao partir para o Brasil ou de Gusmão ao conquistar o céu.

Acreditar é sempre um risco em tempos turbulentos. Mas só em tempos turbulentos é necessário acreditar.

Também hoje a esperança é um risco a correr. Na tarefa imensa que é a de despertar nos povos da Portugalidade a consciência e o amor próprio.

Com o seu apoio e contributo a Nova Portugalidade continuará a trabalhar, porque disso não podem, nenhum dos povos povos portugueses abrir mão.

pt Portuguese
X